Dia Mundial da Diabetes
O que é Diabetes:
Diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz. A insulina, hormônio produzido pelo pâncreas, controla a quantidade de glicose no sangue. O corpo precisa desse hormônio para utilizar a glicose, que obtemos por meio dos alimentos, como fonte de energia. Quando a pessoa tem diabetes, no entanto, o organismo não fabrica insulina e não consegue utilizar a glicose adequadamente. O nível de glicose no sangue fica alto – a famosa hiperglicemia. Se esse quadro permanecer por longos períodos, poderá haver danos em órgãos, vasos sanguíneos e nervos.
O diabetes tipo 1 é resultante da destruição autoimune das células produtoras de insulina. O diagnóstico desse tipo de diabetes acontece, em geral, durante a infância e a adolescência, mas pode também ocorrer em outras faixas etárias.
Já no diabetes tipo 2, o pâncreas produz insulina, mas há incapacidade de absorção das células musculares e adiposas. Esse tipo de diabetes é mais comum em pessoas com mais de 40 anos, acima do peso, sedentárias, sem hábitos saudáveis de alimentação, mas também pode ocorrer em jovens.
Confira 10 coisas que você precisa saber sobre os dois tipos mais comuns de diabetes:
1. No tratamento do diabetes, o ideal é que a glicose fique entre 70 e 100mg/dL. A partir de 100mg/dL em jejum ou 140mg/dL duas horas após as refeições, considera-se hiperglicemia e, abaixo de 70mg/dL, hipoglicemia. Se a glicose permanecer alta demais por muito tempo, haverá mais possibilidade de complicações de curto e longo prazo. A hipoglicemia pode causar sintomas indesejáveis e complicações que merecem atenção.
2. Tanto insulina, quanto medicação oral podem ser usadas para o tratamento do diabetes. A insulina é sempre usada no tratamento de pacientes com diabetes tipo 1, mas também pode ser usada em diabetes gestacional e diabetes tipo 2 (quando o pâncreas começa a não produzir mais insulina em quantidade suficiente). A medicação oral é usada no tratamento de diabetes tipo 2 e, dependendo do princípio ativo, tem o papel de diminuir a resistência à insulina ou de estimular o pâncreas a produzir mais desse hormônio.
3. A prática de exercícios pode ajudar a controlar a glicemia e a perder gordura corporal, além de aliviar o estresse. Por isso, pessoas com diabetes devem escolher alguma atividade física e praticar com regularidade, sob orientação médica e de um profissional de educação física.
4. A contagem de carboidratos se mostra muito benéfica para quem tem diabetes. Os carboidratos têm o maior efeito direto nos níveis de glicose, e esse instrumento permite mais variabilidade e flexibilidade na alimentação, principalmente para quem usa insulina, pois a dose irá variar conforme a quantidade de carboidratos. Isso acaba com a rigidez no tratamento de antigamente, quando as doses de insulina eram fixas, e a alimentação também devia ser. É importante ter a orientação de um nutricionista.
5. As tecnologias têm ajudado no tratamento do diabetes. Os aparelhos vão desde os glicosímetros (usados para medir a glicose no sangue) até bombas de infusão de insulina e sensores contínuos de monitorização da glicose.
6. Se o diabetes não for tratado de forma adequada, podem surgir complicações, como retinopatia, nefropatia, neuropatia, pé diabético, infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral, entre outros. Se o paciente já estiver com diagnóstico de complicação crônica, há tratamentos específicos para ajudar a levar uma vida normal.
7. A educação em diabetes é muito importante para o tratamento. Não só o paciente precisa ser educado, mas também seus familiares e as pessoas que convivem com ele. Assim, o paciente pode ter o auxílio e o suporte necessários para um bom tratamento e tomar as decisões mais adequadas com base em conhecimento.
8. Muitos casos de diabetes tipo 2 podem ser evitados quando se está dentro do peso normal, com hábitos alimentares saudáveis e com prática regular de atividade física.
9. O fator hereditário é mais determinante no diabetes tipo 2. Ainda se estuda o que desencadeia o diabetes tipo 1 e, por enquanto, as infecções, principalmente virais, parecem ser as maiores responsáveis pelo desencadeamento do processo autoimune. No tipo 2, os casos repetidos de diabetes em uma mesma família são comuns, enquanto a recorrência familiar do diabetes tipo 1 é muito pouco freqüente.
10. Ainda não há cura para o diabetes. Porém, estão sendo realizados estudos que, no futuro, podem levar à cura. Para o diabetes tipo 1, está sendo estudada a terapia com células-tronco em pacientes recém-diagnosticados. Já para o diabetes tipo 2, os estudos com a cirurgia de redução de estômago (gastroplastia) têm mostrado aparentes bons resultados, mesmo em pacientes que não estão acima do peso. Salienta-se que esses métodos ainda são absolutamente experimentais.
Fontes:
Associação Nacional de Atenção ao Diabetes
Ministério da Saúde. Diabetes: conheça mais e aprenda a viver melhor (folder)
Sociedade Brasileira de Diabetes
Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia
Medicamento manipulado para diabetes: 3 dicas para ter o ideal
Veja o passo a passo para comprar medicamento manipulado para diabetes, sob prescrição médica.
Se identificou com alguma das situações acima? Então os remédios manipulados e a farmácia Homeoderm podem te ajudar. Mas antes de mais nada, confira algumas curiosidade e dicas importantes para quem está buscando um medicamento manipulado para diabetes.
1) Identificar e anotar suas principais queixas
Só um médico ou uma médica pode passar um medicamento manipulado para diabetes. Assim como só eles podem indicar um tratamento com medicamento manipulado. Mas, se você chegar a eles com todas as suas queixas, eles vão ter mais respaldo para passar o tratamento certo para você. Então para te ajudar, responda todas as perguntas abaixo e converse com o seu médico ou sua médica sobre elas:
- Você faz mais de um tratamento com medicamento? (independentes de serem manipulados ou industrializados).
- Você sente que um desses medicamentos atrapalha o efeito do outro? Por exemplo, se o seu remédio para pressão alta aumenta a sua glicose e ataca a diabetes.
- Você já deixou de tomar algum remédio que faz parte do tratamento, devido aos efeitos colaterais?
- Você não está sentindo melhora em seu tratamento com medicamento?
- Você esquece de tomar vários remédios (os que compra na farmácia normal), porque cada um é em um horário?
Se você respondeu sim para alguma dessas perguntas, converse sobre isso com o seu médico (a). Só eles vão conseguir diagnosticar a melhor solução. Porém, converse também sobre a possibilidade de optar pelo medicamento manipulado para diabetes. Ele é menos agressivo e pode solucionar o problema, de acordo com as soluções abaixo:
- Se você faz mais de um tratamento com medicamento, pode incluir todos em uma única cápsula e não se preocupar com os diversos remédios.
- Se o seu remédio de pressão alta aumenta sua glicose, com a manipulação de medicamentos o seu médico pode indicar uma fórmula que não aumente a glicose. Ao mesmo tempo em que ajude no seu tratamento de pressão alta.
- Com o medicamento manipulado você não precisa deixar de fazer seu tratamento por causa dos efeitos colaterais.
- Os medicamentos manipulados são feitos exclusivamente para VOCÊ. Assim fica muito mais fácil acompanhar um tratamento e conseguir uma melhora mais rápida.
- A farmácia de manipulação pode unir todas as fórmulas dos seus remédios em uma única cápsula, ou xarope, caso você prefira. Lembrar de tomar o remédio vai ficar bem mais fácil.
2) Receita para cotar medicamento manipulado para diabetes
Depois de identificar suas queixas e saber que existe uma solução para todas elas. Chegou a hora de ir ao médico e pegar a sua receita para comprar o seu medicamento manipulado para diabetes. O médico vai prescrever os princípios ativos de remédio manipulado que considerar mais adequado. Com a receita em mãos, você pode pedir para qualquer farmácia de manipulação fazer para você. Mas, não opte por qualquer uma. A escolha da melhor farmácia de manipulação é muito importante na hora de comprar um medicamento manipulado para diabetes. Por isso, confira algumas dicas rápidas e práticas para você escolher a farmácia de manipulação certa!
Reputação da farmácia de manipulação
Uma farmácia de manipulação de confiança conta com uma boa reputação. Por isso, pesquise no Google sobre o que estão falando da farmácia de manipulação que você está pensando em escolher. Veja se ela tem site, se é confiável e o que as pessoas que já compraram estão falando sobre ela.
CNPJ de acordo com as normas da ANVISA
Outra questão importante é verificar se a farmácia de manipulação seque as normas da ANVISA. Se sim, você pode se sentir muito mais confortável de fazer seu medicamento manipulado para diabetes nessa farmácia. Para ver o CNPJ da farmácia você pode procurar no rodapé do site ou pedir para passarem para você. Segurança é sempre importante.
Farmácia de manipulação online
As farmácias de manipulação online geralmente estão bastante a frente das outras farmácias. Se a farmácia tem um site e vende online, não significa que não tenha um local físico. Ela ser uma farmácia de manipulação online significa que ela pode vender para pessoas de todos os lugares. Além de poder atender melhor quem mora na mesma cidade.
3) Melhor preço para comprar em uma farmácia de manipulação
Agora você pode estar pensando: “gastei dinheiro com médico, com consulta, vou ter que pagar meu medicamento manipulado para diabetes, não sei se posso pagar por uma boa farmácia de manipulação…” Mas, a notícia boa é que você não precisa pagar caro por uma excelente farmácia de manipulação, e vamos te contar o motivo.
- O preço de um mesmo medicamento manipulado para diabetes varia bastante de uma farmácia de manipulação para outra.
- Se você fizer alguns orçamentos de medicamento manipulado nas farmácias de manipulação, pode economizar até 40% do valor total.
- O medicamento manipulado é mais barato do que o medicamento industrializado. Então você já vai começar economizando. (a qualidade é igual ou superior, porque o medicamento pode ser personalizado)
Viu só como é fácil! Queremos ajudar você a encontrar os seus produtos manipulados pelo melhor preço. Somos à favor e apoiamos a qualidade de vida e o bem estar. Por isso, conte com a gente sempre que precisar encontrar os melhores produtos pelo melhor preço.
O que está esperando, envie agora mesmo sua receita pelo nosso site. Clique aqui.
fonte: manipulae.com.br
Deixe uma resposta