Ao contrário do que aparece nos filmes e novelas, a amamentação não é algo automático e tão simples, mas sim, algo a ser aprendido pela mamãe e pelo baby. Saiba algumas técnicas e quais manipulados podem ajudar nesse período.
A fase de amamentação pode ser muito complicada para as novas mamães. Isso porque esse é um período novo na vida de qualquer mulher, onde nem todas as técnicas foram desenvolvidas e aprendidas ainda. Por conta do cenário desafiador, pode ser complicado lidar com a amamentação.
Mas, para tal, o melhor a fazer é aprender novas técnicas para melhorar o desempenho enquanto amamenta o seu filho. Existem posições, formas e meios de lidar melhor com o processo de amamentação, saciando a criança.
Considerando que nem sempre essas técnicas são tão difundidas, é necessário buscar o conhecimento para atingir os objetivos como mãe. E também, há ainda remédios manipulados que podem ajudar as mães a amamentar melhor.
Existem remédios que estimulam a produção de leite materno, por exemplo, algo que ajuda muitas as mães com essa dificuldade.
Vale ressaltar que algumas mulheres, por questões hormonais, apresentam maiores dificuldades para chegar a um nível aceitável de produção de leite materno.
Além disso, outros remédios ainda têm o efeito de relaxar a musculatura feminina, fazendo com a mulher fique menos tensa ao amamentar a criança.
Veja, a seguir, quais técnicas e quais remédios podem ser mais eficientes para maximizar o seu desempenho ao longo da amamentação.
Fatores que atrapalham a amamentação
Existem fatores naturais que podem atrapalhar a amamentação correta. Sendo assim, alguns desses fatores podem até mesmo fazer com que a mulher não consiga amamentar o bebê.
É importante ter esse nível de conhecimento, pois assim evita-se frustrações e há meios para chegar a um profissional de saúde competente. Um exemplo de fator que impede a correta amamentação é a dor ao amamentar, algo que pode se dar pela sensibilidade em excesso na região do mamilo.
Além disso, a candidíase mamária é uma doença que pode afetar de maneira muito intensa a fase de amamentação. A mastite também impede a correta amamentação.
Vale ressaltar que a mastite é a inflamação das glândulas mamárias, que geralmente vem acompanhada de uma bactéria. Essa doença é muito comum em mulheres que acabaram de dar à luz, mas também pode surgir em outros momentos.
Veja, além dos problemas citados, quais outras condições podem atrapalhar a amamentação:
- Mamilos invertidos;
- Mamilos planos;
- Abscesso mamário;
- Ingurgitamento mamário.
- E outros.
É importante que, aos primeiros sinais de problemas ao realizar a amamentação, o médico de confiança da família seja procurado.
Lembre-se ainda de que problemas relacionados ao bebê podem impedir uma correta amamentação, não havendo a apenas a possibilidade de que o problema de saúde seja da nova mamãe.
Fatores relacionados ao bebê incluem:
- Prematuridade extrema;
- Má formação;
- Candidíase oral;
- Distúrbios neurológicos.
- E outros.
Ao procurar ajuda médica aos primeiros sinais de dificuldades de amamentação as chances de reversão são enormes, fazendo da amamentação um momento mágico entre mãe e filho(a).
Técnica eficiente de amamentação
Há muitas técnicas de amamentação, mas uma, em particular, é mais eficiente para a maior parte das mamães.
É claro que você pode tentar outras opções, mas arrisque apenas depois de testar a técnica de amamentação que será descrita a seguir.
Antes de tudo, a mamãe deverá estar em uma posição bastante confortável.
Sente-se em uma cadeira ou poltrona que gosta, por exemplo. O objetivo é fazer com que o bebê abocanhe o mamilo por completo.
A mãe deve posicionar a mão bem abaixo da mama, com o polegar para cima e o indicador na parte de baixo (formando um C). As duas mamas devem ser oferecidas ao bebê, que terá o direito de escolher.
A partir da segunda mamada, comece sempre pela que foi usada da última vez, para esgotar o leite presente naquela mama.
Em seguida, para a pegada certa, será necessário seguir o passo a passo:
- O queixo do bebê tocará a mama;
- A boca deve estar bem aberta;
- A aréola mais visível deve estar acima da boca do bebê.
Em seguida, vem a parte da posição correta:
- O corpo do bebê estará próximo ao da mamãe;
- O bebê deve estar bem apoiado;
- Tronco e cabeça do bebê estarão alinhados;
- O rosto do bebê deve estar na altura do mamilo, de frente.
Após fazer isso, basta deixar com que o bebê realize a sucção do leite, consumindo todo o conteúdo e todos os nutrientes.
Medicamentos manipulados para estimular a amamentação
Os medicamentos manipulados podem ser muito úteis para estimular a correta amamentação do bebê.
Há mulheres que não conseguem manter a produção adequada de leite materno, o que é um problema. Nesse caso, é necessário fazer uso de medicamentos manipulados.
Mas, lembre-se sempre de que o uso desses remédios depende de um profissional de saúde. Portanto, a automedicação não pode ser realizada.
Os remédios mais recomendados para estimular a produção de leite materno são:
- Domperidona;
- Metoclopramida;
- Sulpirida.
Contudo, como explicado, é fundamental que o médico de confiança da família dê o aval para que um remédio manipulado possa ser consumido pela mamãe.
Pois, em muitos casos, há outras opções que devem ser testadas antes de partir para o consumo de medicamentos manipulados.
Em todo caso, o fato é que esses remédios tendem a funcionar muito bem, elevando a produção de leite materno e tornando o processo de amamentação menos doloroso.
Dicas de alimentação durante a amamentação
Além dos remédios e da posição correta para a amamentação, existem ainda dicas que podem ajudar as novas mães a amamentar melhor. Uma delas, por exemplo, consiste no consumo de água por parte da mãe.
Recomenda-se que, ao longo da fase de amamentação, a mulher consuma ao menos 2 litros de água – se possível, quanto mais melhor. Além disso, o consumo de peixes 3 vezes por semana é o ideal, além de priorizar o consumo de alimentos orgânicos.
Bebidas que contenham cafeína ainda devem ser evitadas, assim como os refrigerantes de todos os tipos e, é claro, as bebidas alcoólicas.
Frutas e verduras devem compor a alimentação, com forte presença na dieta.
Seguindo essas dicas de alimentação, a amamentação será uma fase muito mais tranquila e saudável, tanto para a mãe quanto para o bebê.
fonte: manipulae.com.br
Caso tenha uma receita em mãos, envie agora para a Homeoderm!
Deixe uma resposta