O farmacêutico é o profissional que estuda a composição e os processos produtivos de medicamentos, cosméticos e produtos de higiene, entre outros.
De acordo com Conselho Federal de Farmácia, existem mais de 70 áreas de atuação para um farmacêutico, algumas delas são:
• Farmácia comercial/hospitalar/clínica;
• Homeopatia/Acupuntura/Fitoterapia;
• Análises Clínicas;
• Auditoria Farmacêutica;
• Banco de Sangue/Órgãos;
• Controle de Pragas Urbanas;
• Farmácia Veterinária;
• Gerenciamento de Resíduos dos Serviços de Saúde;
• Toxicologia Forense.
Um bom profissional da área farmacêutica deve ser humanista, e por gerar impacto direto na saúde das pessoas, o farmacêutico deve ser ético e ter senso de responsabilidade.
No dia 20 de janeiro é comemorado o Dia do Farmacêutico. A data foi escolhida em função da fundação da Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF), em 20 de janeiro de 1916. Na época, era a maior instituição representativa da categoria, no País.
Considerando a necessidade de unificar a comemoração do Dia do Farmacêutico e por ensejar maior visibilidade e reconhecimento, o Conselho Federal de Farmácia, por meio da Resolução nº 460, de 23 de março de 2007, reconheceu o dia 20 de Janeiro como o Dia do Farmacêutico.
Na busca pela valorização e estímulo do profissional farmacêutico, a para que o dia 20 de janeiro seja marcado pelo reconhecimento daqueles que lutam em prol a farmácia, foi criada pelo Conselho Federal de Farmácia, por meio da Resolução nº 323, de 16 de janeiro de 1998, a Comenda do Mérito Farmacêutico que visa distinguir farmacêuticos e autoridades pelos relevantes serviços prestados à profissão. A entrega da Comenda do Mérito Farmacêutico é realizada durante as comemorações do Dia do Farmacêutico.
Ser farmacêutico
Ser farmacêutico é ser a pessoa da farmácia, do laboratório, do sangue, do ensino e da pesquisa. Ser farmacêutico é preparar soluções, manipular fórmulas, produzir comprimidos, cápsulas, xaropes.
Ser farmacêutico é saber orientar o corpo clínico e os pacientes, sobre dosagens, posologia, interações e efeitos colaterais.
É fazer parte de uma equipe de outros profissionais da saúde e ter dedicação e sabedoria para cuidar de problemas e doenças que aparecem no decorrer da História.
Ser farmacêutico é ser agente da saúde, fiscalizando com amor os serviços prestados à saúde. Ser farmacêutico é fazer misturas agradáveis, compor unguentos, acalmando as dores e curando-as.
Seu trabalho não tem fim. Ser farmacêutico é abraçar as causas que preocupam a humanidade e ter uma profunda e permanente vontade de ser farmacêutico.
E como diz o sábio ditado: ‘Substâncias nas mãos dos farmacêuticos transformam-se em medicamentos, em cura, em saúde, assim como a pedra nas mãos do ourives se transforma em jóia, em brilho e em luz.’
Nesta data tão importante nossa homenagem à Dra. Tomoe Fátima Yamamoto Silva, farmacêutica da Homeoderm.
fonte: blog.ipog.edu.br
Deixe uma resposta