Os cogumelos têm propriedades que melhoram a saúde através de compostos bioativos e nutrientes encontrados na sua composição. Ação antioxidante, antimicrobiana e melhora do sistema imunológico são alguns dos benefícios dos cogumelos. Ainda, as diferentes espécies do fungo entregam diferentes efeitos no organismo.
Por isso, veja os tipos de cogumelos mais conhecidos, como atuam para manter o corpo saudável e recomendações.
Propriedades dos cogumelos
Para explicar os benefícios dos cogumelos, é importante saber que as diferentes espécies do fungo podem apresentar características mais ou menos intensas. Estudos indicam que existem 2.000 espécies de cogumelos comestíveis, e 25 delas são cultivadas para fins comerciais.
Sobretudo, as propriedades dos cogumelos estão relacionadas com seus nutrientes e compostos, como:
- alto teor de proteína;
- fonte de folatos (ácido fólico);
- baixo teor de lipídeos;
- composição com fibras alimentares;
- contém vitaminas, minerais e água.
Benefícios dos cogumelos para a saúde
Confira alguns tipos de cogumelos que apresentam benefícios para a saúde.
Agaricus blasei: cogumelo para imunidade e respostas inflamatórias
O destaque do cogumelo Agaricus Blazei M. Puris, também conhecido como cogumelo Piedade, é a atuação das suas fibras, chamadas de betaglucanas. Elas modulam o sistema imunológico e ajudam a fortalecer o organismo, além de atuarem na redução do colesterol.
Também, o cogumelo apresenta ação antioxidante, anti-inflamatória e antiangiogênica, o que possibilita ser recomendado como alternativa em tratamentos de câncer.
Lions mane: cogumelo para a saúde cerebral
O Lions Mane, ou cogumelo juba de leão, é reconhecido pelos seus efeitos nootrópicos. Os compostos bioativos encontrados em sua composição apresentam ação neuroprotetora, melhoram a cognição e a memória.
Da mesma forma, apoiam tratamentos de Parkinson e Alzheimer, e quadros de depressão.
Somados aos benefícios para as funções cerebrais, os compostos bioativos do cogumelo apresentam efeito gastroprotetor ao inibir a atuação de microrganismos responsáveis por úlceras e lesões gástricas.
Champex: cogumelo com efeito desodorante
Extraído do cogumelo branco, da espécie Agaricus bisporus, o champex é amplamente conhecido por neutralizar odores corporais e diminuir as toxinas presentes no sangue.
Os odores desagradáveis do corpo são promovidos por substâncias tóxicas resultantes dos processos gastrointestinais, e os ativos do cogumelo ajudam a inibir a produção delas.
Ainda, colaboram com o equilíbrio da microbiota intestinal e auxiliam na prevenção e tratamento da insuficiência renal.
Ganoderma lucidum: cogumelo com ação hepatoprotetora
Popularmente, é conhecido por cogumelo Reishi, e pelo seus efeitos imunomoduladores. Os compostos bioativos do Ganoderma lucidum melhoram o sistema imunológico e ajudam no tratamento de doenças do fígado. Há estudos que evidenciam ação anticancerígena de seus compostos bioativos.
É importante destacar que os cogumelos apresentados são sugestões que podem ser manipuladas, considerando que nem todas as opções são facilmente encontradas, assim como não apresentam sabor agradável para consumo nas refeições.
As opções manipuladas conseguem manter e melhorar a biodisponibilidade dos nutrientes e os benefícios dos cogumelos.
Quer saber mais sobre a manipulação de ativos dos cogumelos? Consulte seu médico ou nutricionista e manipule com a gente.
fonte: essentia
Deixe uma resposta