Vitaminas para gestantes fazem parte dos cuidados de uma futura mamãe durante a gravidez. Isso porque os níveis de vitaminas influenciam no desenvolvimento e saúde do bebe, e também da mãe.
Ao longo da gravidez, nem sempre as mulheres conseguem alcançar os níveis desejados de vitaminas em seu corpo. Afinal, é necessário que o alimento consumido forneça substâncias ao bebê e também à mãe, o que acaba por ser insuficiente em muitos casos.
É por isso que existem as vitaminas para gestantes, que são substâncias preparadas para complementar a alimentação tradicional de uma futura mamãe.
Assim, é possível que a gestante possa ter uma dieta equilibrada e que forneça ao seu bebê tudo o que será necessário para um crescimento saudável.
O único problema disso é que alguns suplementos alimentares não podem ser consumidos por mulheres que estão grávidas. Por conseguinte, é preciso entender ao certo quais são as vitaminas para gestantes que realmente podem fazer parte do dia a dia de uma grávida.
Ou seja, aquelas vitaminas que fazem mais sentido para as grávidas, pois fornecem as substâncias de que o bebê realmente necessita para crescer com saúde no ventre materno.
A seguir, será possível analisar corretamente quais são os melhores suplementos vitamínicos para as futuras mamães, entendendo ao certo o que oferece cada uma das vitaminas para gestantes.
Vitaminas para gestantes: engorda? há riscos?
Muitas mulheres fazem muitas perguntas a respeito das vitaminas para gestantes. Afinal, essas vitaminas engordam? E há riscos? Respondendo ao primeiro questionamento, a verdade é que as vitaminas para gestantes não engordam.
Na verdade, essas vitaminas servem apenas para nutrir a futura mamãe com todas as substâncias necessárias para o seu correto desenvolvimento enquanto gestante, além do desenvolvimento da criança.
Já em relação aos riscos, o grande problema é ingerir as vitaminas para gestantes por conta própria.
Como o corpo feminino se torna sensível durante a gestação, é necessário ter cuidados especiais e jamais ingerir qualquer vitamina por conta própria.
Antes de consumir essas vitaminas para gestantes, portanto, é fundamental passar pelo médico e saber a opinião do especialista a respeito. Lembre-se de que o excesso de qualquer substância no seu corpo pode ser tão prejudicial quanto a ausência.
Vitaminas importantes para gestantes
Ácido fólico
O ácido fólico é uma das substâncias que devem compor a vida de uma gestante desde o primeiro dia de gravidez.
Na realidade, o ideal seria incentivar o consumo de ácido fólico desde o momento em que a mulher planeja a sua gravidez. Isso acontece pelo fato de o ácido diminuir as chances de a criança desenvolver uma série de doenças.
O consumo de ácido fólico durante o primeiro trimestre de gestação faz com que a criança tenha um desenvolvimento mais acelerado, tornando a gravidez muito mais saudável.
Problemas de má formação do tubo neural, por exemplo, podem ser evitados facilmente com o consumo de vitaminas para gestantes que incluem o ácido fólico.
Além disso, lembre-se de que o ácido em questão pode ser encontrado ainda, além das vitaminas para gestantes, em frutas e verduras.
Portanto, com uma dieta bem equilibrada e com o uso de vitaminas para gestantes, será possível ver um ótimo desenvolvimento do seu bebê.
Cálcio
A suplementação com cálcio é muito recomendada pelos médicos de todo o mundo. Isso porque, para a correta evolução e para o desenvolvimento pleno da estrutura óssea do bebê, o cálcio é com combustível.
Sem o cálcio, não será possível que o bebê seja capaz de desenvolver uma estrutura óssea forte e resistente.
A ausência de cálcio ao longo da gravidez, por conseguinte, leva a problemas como má formação e coagulação do sangue.
Ademais, o consumo correto de cálcio faz com que a mãe, após o nascimento da criança, tenha um bom estoque de leite materno para fornecer ao seu filho ou à sua filha.
Há alimentos que fornecem cálcio para as futuras mamães, sendo eles: Leite, queijo, iogurtes e legumes são boas fontes de cálcio.
Contudo, as vitaminas para gestantes podem dar o complemento ideal para aquelas mamães que não conseguem atingir os níveis desejados de cálcio no organismo apenas com a alimentação.
Mas, antes de ingerir qualquer vitamina, lembre-se de que é preciso entrar em contato com um médico de confiança e agendar uma consulta. Apenas o profissional de saúde poderá fazer a indicação de vitaminas para gestantes.
Ferro
Ao longo do processo de gravidez, a quantidade de sangue que circula pelo corpo da gestante é muito maior. Nesse momento, portanto, é necessário que o corpo seja capaz de produzir sangue com velocidade e qualidade.
Para tal, é preciso ter bons estoques de ferro. O ferro até pode ser consumido em uma alimentação padrão, já que está presente em alimentos com nozes, carnes vermelhas, ovos e legumes.
Contudo, a verdade é que, ao menos durante a gravidez, muitas vezes é necessário que a mulher faça a ingestão de suplementos. A ausência de ferro, em relação ao bebê, pode gerar uma série de problemas.
Entre os principais é possível citar o nascimento prematuro e o baixo peso, dois fatores que podem dificultar muito a vida da criança. Para evitar isso, o melhor realmente é que a mãe seja capaz de consumir vitaminas para gestantes focadas no ferro.
Vitamina B6
O complexo B possui muitas vitaminas, sendo diversas delas muito importantes para o corpo de uma mulher. Mas, em se tratando de uma gravidez, o melhor é ingerir a vitamina B6.
Isso não impede que a grávida possa consumir todas as outras vitaminas, o que, aliás, é muito recomendado.
A vitamina B6, em todo caso, é a responsável por prevenir a má formação do feto, ajudando ainda no desenvolvimento do sistema nervoso do bebê. Todo o controle hormonal da criança, por exemplo, é fornecido pelas vitaminas B6 ao longo da gestação.
Além disso, é muito comum que grande parte das mulheres não sejam capazes de adquirir a vitamina B6 em grandes quantidades a partir da sua alimentação.
Nesse caso, o melhor a fazer é ingerir as vitaminas para gestantes. Porém, novamente é importante citar a importância de apenas consumir qualquer tipo de vitamina ao longo da gestação com o aval do seu médico de confiança.
Onde manipular vitaminas para gestantes?
É possível montar um combo de vitaminas em apenas uma cápsula, o que facilita o consumo. Para isso, você precisa consultar um médico, como ginecologista obstetra ou nutricionista, e solicitar uma receita com a quantidade de cada vitamina que você precisa durante a gestação.
Com a receita em mãos, basta enviar a foto na nossa plataforma, que a Homeoderm, vai preparar o orçamento e entrar em contato com você. Clique aqui e envie sua receita agora mesmo.
fonte: manipulae.com.br
Deixe uma resposta