O Minoxidil é um ativo que ajuda nos problemas capilares, que atingem milhares de pessoas em todo o mundo, principalmente em relação aos homens. Aliás, estudos revelam cerca de 50% dos homens sofrem com algum tipo de problema no cabelo, afetando principalmente a autoestima.
O Minoxidil está sendo cada vez mais vendido, que vem apresentando ótimos resultados contra a calvície a até no crescimento da barba. Saiba tudo sobre esse produto.
Para que serve o Minoxidil
O Minoxidil é indicado no tratamento da alopecia androgênica (calvície hereditária) em homens adultos. Porém, a substância é contraindicada a pacientes com história de hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula e para uso por mulheres.
Cada ml da solução capilar de Minoxidil 5% contém 50 mg de Minoxidil 5% (substância ativa). O indicado é aplicar uma dose total de 1 ml de Minoxidil 5% no couro cabeludo, sobre a área calva e áreas circunvizinhas, duas vezes ao dia, iniciando a aplicação no centro da área afetada. Após a aplicação, é necessário lavar bem as mãos. A dose total diária não deve exceder 2 ml ou duas aplicações diárias.
Deve-se esperar pelo menos quatro horas após a aplicação de Minoxidil 5% para lavar os cabelos novamente. O uso de secador de cabelos, géis, cremes ou sprays para os cabelos não diminui o efeito de Minoxidil 5%.
Se o paciente suspender a aplicação da substância, o nascimento de cabelos novos será interrompido. Ocorrerá então um efeito reversível e, dentro de três a quatro meses sem tratamento, pode-se voltar ao aspecto anterior ao início do tratamento.
Onde se pode usar o Minoxidil
O Minoxidil pode ser aplicado em diversas regiões, mas isso depende muito do seu tratamento e como será a orientação de seu especialista. As áreas mais comuns e indicadas são:
- Cabelo
É muito usado para tratamentos de queda excessiva de cabelos, o Minoxidil é aplicado diretamente na pele do couro cabeludo seco, onde há regiões com pouco cabelo, sempre massageando a região duas vezes ao dia.
O tratamento pode durar de 3 a 6 meses ou até mais dependendo da gravidade da queda de cabelo.
- Barba
O Minoxidil é bastante usado pelos homens para preencher as falhas das babas, sendo aplicado no couro cabeludo onde se encontra a barba, aplicando os produtos nas mãos e depois da região da barba.
O mais recomendado depois de aplicar o Minoxidil na barba, é lavar as mãos e passar um óleo de coco ou amêndoas na região onde foi aplicado, evitando assim o ressecamento e reduzindo o cheiro do medicamento manipulado.
Na barba o efeito é mais rápido do que em outras regiões, com resultados no primeiro mês de uso. É o que indica uma pesquisa do site Minoxidil para Barba, na qual 66,5% de aproximadamente 700 entrevistados, mencionaram que tiveram resultados do produto nos primeiros 30 dias.
A mesma pesquisa revela que 14,2% responderam que tiveram mudanças na barba a partir do segundo mês, enquanto 13,3% a partir do terceiro. Apenas 6% daqueles que responderam a pesquisa relataram que ainda não tiveram resultados, seja por não seguir a rotina adequada de uso ou por ainda não estarem utilizando o Minoxidil tempo suficiente. Desta forma, se você não teve o resultado desejado dentro do primeiro mês, é essencial prosseguir com o uso, pois as mudanças podem começar a aparecer um pouco mais tarde que a média.
- Sobrancelhas
O Minoxidil é usado nas sobrancelhas para engrossar, sendo aplicado na região com ajuda de um cotonete. Depois de aplicar o produto na sobrancelha, o recomendado é passar um óleo para que a região não resseque. Sempre depois de aplicar o produto é essencial lavar bem as mãos para não ocorrer de se transportar para outras regiões do corpo, onde não tem necessidade de crescer pelos.
Minoxidil provoca algum efeito colateral?
O Minoxidil pode provocar alguns efeitos colaterais, mas tudo depende do organismo de cada pessoa. Alguns dos mais comuns são:
- Crescimento indesejado de cabelos em outras partes do corpo.
- Coceira
- Aparecimento de caspa
- Perda de cabelo maior que a normal nas duas primeiras semanas. Isto ocorre porque Minoxidil induz a queda dos fios para depois estimular o crescimento dos mesmos.
- Dores de cabeça
- Oleosidade no cabelo.
Quanto tempo o Minoxidil começa a fazer efeito?
O efeito do Minoxidil varia de acordo com o organismo de cada pessoa. Em alguns casos mais raros, os resultados são imediatos, aparecendo em poucos dias, mas geralmente é preciso insistir pelo menos algumas semanas ou meses para que as mudanças comecem a ser mais perceptíveis.
Como o produto age no engrossamento na estrutura dos fios, que se originam no folículo, sua ação pode ser notada quando estes já tiverem comprimento para serem observados a olho nu.
Geralmente, leva cerca de 2 a 4 meses, dependo do ritmo de crescimento dos cabelos de cada pessoa, as seções finas do cabelo estarão mais próximas às pontas (ou já terão sido aparadas), e uma massa de fios grossos com alguns centímetros de extensão já será notável.
Quais as contraindicações do Minoxidil?
O Minoxidil é contraindicado a pacientes com:
- Feo cromocitoma, porque pode estimular a secreção de catecolamina no tumor através de sua ação anti-hipertensiva, a pacientes com porfiria.
- Pacientes com histórico de hipersensibilidade aos componentes da fórmula.
- Pacientes com insuficiência cardíaca sintomática pode deteriorar nessas circunstâncias.
- Mulheres gravidas ou amamentando.
- Pessoas que estão em tratamento de alcoolismo.
Quanto custa o minoxidil?
Aproveite as vantagens de comprar no nosso site, e adquira já seu minoxidil clique aqui.
fonte: manipulae.com.br
Deixe uma resposta