Manipulado ou industrializado?
Os remédios manipulados e industrializados, tem o mesmo efeito e até mesmo são confiáveis iguais. É normal ter essas dúvidas, principalmente é a primeira vez que você cogita optar pelos manipulados.
Mas calma, não se preocupe, vamos explicar em detalhes como funcionam os remédios manipulados, qual a diferença em relação aos industrializados, quanto custa, como funcionam as farmácias de manipulação e muito mais.
Remédios manipulados x remédios industrializados
Todo o medicamento manipulado é criado a partir das necessidades de cada organismo e por conta disso, além de ter o mesmo efeito, ainda previne outros problemas e apresenta resultados mais rápidos, diferente dos remédios industrializados que são fabricados apenas para resolver um determinado problema, sem levar em consideração outros fatores.
Por exemplo, remédios para gripe, possuem uma fórmula especialmente feita para combater o vírus da gripe. Já no caso dos medicamentos manipulados, além de combaterem o vírus da gripe, a fórmula pode conter uma adaptação que não prejudique seu organismo caso você tenha outro problema. Se você toma vários remédios (diabetes, pressão alta, entre outros.), você pode pedir para manipular um remédio que contenha somente as propriedades para a Diabetes, Pressão alta etc. Assim, você evita muitos dos efeitos colaterais de todos aqueles remédios.
Além de remédios, os medicamentos manipulados também incluem cremes. Que são feitos considerando o tipo específico da sua pele. E não um creme geral, feito para qualquer tipo de pele. Os suplementos manipulados também consideram cada organismo, diferente dos suplementos industrializados. E assim por diante. Os manipulados são produtos especialmente feitos para você, enquanto os industrializados, para todo mundo.
Remédio manipulado é confiável?
Uma das principais dúvidas de quem busca por remédio manipulado é se eles são confiáveis. Mas sim, eles são confiáveis. O que é necessário é que você consulte com um médico de confiança para passar a receita certa, com os princípios ativos adequados. E, que você encaminhe para uma farmácia de manipulação com história positiva de mercado e com controle de qualidade. Para te ajudar nessa tarefa, nossa farmácia de manipulação atende também pelo site.
Os medicamentos manipulados devem ser criados a partir das fórmulas inscritas no Formulário Nacional ou em Formulários Internacionais reconhecidos pela Anvisa, ou ainda a partir de uma prescrição de profissional habilitado, que estabeleça em detalhes suas fórmulas e princípios ativos.
O que quer dizer remédio manipulado?
Os remédios manipulados levam esse nome pois diferente dos remédios industrializados, que possuem uma fórmula única e geral, os manipulados podem adaptar ou transformar a fórmula do produto para gerar um maior benefício. São produzidos a partir de fórmulas padronizadas e reconhecidas pela Anvisa, ou a partir da prescrição de um profissional habilitado, como o médico, que é capaz de que estabelecer em detalhes sua composição, dose e modo de usar.
Este tipo de remédio pode ter diversas finalidades, desde o tratamento de doenças, suplementação alimentar ou para fins estéticos, e apresenta algumas vantagens, já que contém o princípio ativo em quantidades e formulações personalizadas para a pessoa que vai usar.
Quanto custa um remédio manipulado?
Preparados diretamente na farmácia, o preço do remédio manipulado é bem diferente dos industrializados. Eles são produzidos a partir de fórmulas padronizadas reconhecidas pela Anvisa. Ou também através de prescrição de um profissional habilitado. Os remédios manipulados podem ser usados para diversas finalidades. Desde o tratamento de doenças graves até suplementação alimentar ou para fins estéticos.
Uma das grandes vantagens são as quantidades e formulações personalizadas para a pessoa que vai usar. Ou seja, é um remédio especialmente feito para quem o procura. No entanto, como é produzido individualmente por cada farmácia, o preço do remédio manipulado pode variar bastante. Por isso, você precisa ficar atento se quiser economizar na hora de comprar o seu.
Atualmente a internet a oferece a comodidade de comprar tudo, inclusive remédios manipulados, sem sair de casa. Porém, é preciso tomar cuidado. Não é difícil encontrar por aí um site desqualificado que ao invés de trazer vantagens, pode te prejudicar severamente.
Um dos pré requisitos exigidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para que medicamentos possam ser vendidos pela internet, é a empresa que presta serviço e a empresa que realiza a venda tenham um contrato de serviços e possam provar que está regularmente habilitada para esta operação. Outra determinação é que para assegurar o consumidor de que ele não está comprando um medicamento falso, os sites precisam utilizar sempre o domínio “.com.br”, ou seja, nunca compre produtos de páginas que não terminem com esta sigla.
Verificar se o remédio que você está pensando em comprar possui liberação na Anvisa também é uma boa maneira de conferir se a drogaria é séria. Uma boa estratégia quando se encontra preço de remédio manipulado muito em conta é verificar se os outros produtos do site se encontram em um valor de mercado. Os laboratórios costumam manter um custo de distribuição tabelado e por isso os valores não variam tão radicalmente. A não ser que algum esteja em promoção.
No momento da entrega, certifique-se de que os medicamentos estão em embalagens lacradas, com código de barras e tarja de segurança. Observe também se ele está na validade. Enfim, comprar pela internet é uma excelente opção, mas é preciso tomar cuidado e sempre ter certeza de que está fazendo uma compra segura. Além do prejuízo financeiro, quem também pode se prejudicar é a sua saúde.
O que é uma farmácia de manipulação?
Uma farmácia de manipulação é um estabelecimento de saúde onde fórmulas são manipuladas e preparadas de forma personalizada para cada cliente, seguindo receitas prescritas por profissionais da área da saúde.
Todas as matérias-primas utilizadas na farmácia de manipulação são adquiridas de fornecedores qualificados e são analisadas pelo controle de qualidade interno.
Nas farmácias de manipulação, as receitas são analisadas e conferidas por farmacêuticos antes de serem enviadas para produção em seus laboratórios, que seguem as normas das Boas Práticas de Manipulação preconizadas pela ANVISA, e contam com instalações tecnológicas e uma equipe altamente treinada. Esse processo garante a qualidade e eficácia do produto final.
Caso tenha alguma receita manipulada, acesse agora a homeoderm.com.br e garanta gratuitamente o seu orçamento com as nossas farmácias parceiras de forma simples, fácil e segura. Conte com a Homeoderm no seu dia a dia!
Fonte:manipulae.com.br
Deixe uma resposta